Você tem animais de estimação e costuma achar que eles se parecem com pessoas? De certa forma, a ciência está perto de provar isso. Os cientistas realizaram testes complexos e descobriram: tudo aponta para que os cães tenham o que todos suspeitavam: a capacidade de sentir emoções! Afinal, cachorros tem sentimentos ou não?
Todo mundo que convive com um cachorro se pergunta o que se passa na cabeça deles?
Para acabar com essa dúvida, os cientistas analisaram a atividade cerebral de pelo menos uma dúzia de cães. E encontraram várias semelhanças com regiões específicas do cérebro humano associadas à sensação!
O desafio dos pesquisadores era realizar um teste que mostrasse imagens da atividade cerebral em cães, mas eles precisavam estar acordados e imóveis. Por isso os animais foram treinados para passar no teste, que envolvia o uso de fones de ouvido.

Os resultados surpreenderam até os cientistas, Dr. Gregory Bourdy explicou a experiência: “os testes demonstraram que os cães utilizam a mesma parte do cérebro que os humanos nas situações de prazer”.

O chamado núcleo caudado, fica entre o tronco cerebral e o córtex, essa parte do cérebro é rica em receptores de dopamina, um neurotransmissor responsável por levar ao cérebro as sensações. A área costuma ficar mais ativa em momentos que envolvem a comida, amor e dinheiro. Quando os cães foram expostos a um petisco ou ao carinho de seus donos, o resultado apresentado foi o mesmo!
Cachorros tem sentimentos ou não?
Nessa pesquisa, os cães foram treinados para ficarem dentro do equipamento e realizar uma ressonância magnética bem específica, é chamada de ressonância magnética funcional. Eles conseguiram ficar acordados dentro dessa máquina, e com isso eles foram estimulados a algumas situações para expressar seus sentimentos. Afinal, cachorros tem sentimentos ou não?
Os cientistas acreditam que é o começo de uma longa jornada para provar que os cães têm sentimentos. E que podem amar como uma criança pequena de quatro ou cinco anos.
E este exame provou que o cão teve a mesma estimulação que o ser humano nesta área. O assunto é polêmico. O especialista em comportamento animal, Alexandre Costa, diz que ainda é muito cedo para afirmar que cachorros e crianças sentem as mesmas coisas.
“Ludicamente podemos dizer que as crianças e cachorros são iguais, alegres, bagunceiros e brincalhões, mas afirmar é difícil”.

Para ele os sentimentos são complexos, ele acredita que os cães acabam condicionados pela convivência com os donos e explica: “ é muito comum o cão filtrar os nossos sentimentos, eu treino alguns cães de pessoas ansiosas. Os cães são ansiosos, treino de pessoas com medo, os cães são medrosos”
Ela é Ciumenta
A dona da Lulu garante que ela é ciumenta como uma criança e explica: “às vezes vamos assistir um filme e sentamos todos juntos e ela quer entrar no meio, como uma criança de 5 anos de idade.”

Inclusive o cachorrinho da foto parece adorar a televisão, assim como a criança, ele está apaixonado pelo monitor. Não há dúvida de que os cães são capazes de amar muito, acho que a característica principal deles é o amor.
E o pesquisador finaliza: “nós não provamos ainda cientificamente isso, mas pela vivência com eles. Há mais de 20 anos, a gente tem certeza absoluta que eles têm sentimentos. E expressam isso do jeito deles, sentem alegria, tristeza, então esses sentimentos, com certeza existem nos cães. ”
Veja Também
- Porque seu cachorro te segue por todos os lugares?
- Por quais motivos seu Cachorro te olha fixamente
- Facebook Quatro Patas