Como cuidar de um cachorro idoso

Os  cães, em sua maioria, atingem a meia-idade por volta dos sete anos, mas algumas raças podem demonstrar sinais de envelhecimento um pouco antes. Os de pequeno porte podem envelhecer mais tarde, por volta dos 8 ou 9 anos de idade. Eles são ótimos companheiros, mas você precisa levar algumas coisas em consideração, você sabe como cuidar de um cachorro idoso?

Por isso, decidimos compartilhar algumas informações sobre este assunto, para que você possa cuidar bem do seu canino nesta fase tão importante e que vai exigir mais cuidados. Então, o que acontece com os cães à medida que envelhecem?

Então, quais os cuidados com um cachorro idoso?

Uma coisa muito importante é ficar atento ao peso do seu cão. Cães idosos se movem mais devagar, consumindo menos energia. Por isso, ganham peso com mais facilidade, podendo chegar a obesidade.

Uma coisa muito importante é ficar atento ao peso do seu cão

A obesidade é um risco para saúde do animal em todas as fases, mas na velhice, pode causar problemas na coluna e articulações, além de ser mais difícil perder peso, pela pouca movimentação.

Por outro lado, a perda de peso repentina também pode ser um problema de saúde. Os cães podem apresentar doenças causadas por problemas de digestão, ou doenças na boca que podem ressecá-la, dificultando a deglutição. Em qualquer dos casos, procure orientações de um veterinário.

A idade avançada do seu cão e seus prazeres

Nesta fase, seu cão não tem mais a mesma disposição, não gosta de brincar, correr atrás da bolinha, mas a relação pode ter momentos muito alegres.

Fase de desfrutar de momentos juntos

Os cães mais velhos são mais sábios, vocês já se conhecem bem, afinal, desenvolveram uma amizade ao longo da vida, existe confiança, lealdade e muito amor envolvido! Esses sentimentos já são muito gratificantes para quem tem um amigo fiel. Além disso, ainda podem desfrutar de muitos momentos juntos, como assistir um filme no sofá, viajar juntos, contemplar um pôr do sol na praia e levar seu cão para passear.

Como cuidar de um cachorro idoso – cuidados importantes nesta fase

Quando seu cão atinge a maturidade pode ser necessário fazer algumas alterações para que ele tenha uma rotina mais confortável.

Uma cama confortável faz diferença nesta fase

Nesta fase ele apresenta dores nas articulações, uma cama acolchoada e fofa, pode ajudar na hora de descansar e aliviar essas dores. Coloque a cama em um lugar quente, silencioso, longe do frio e das crianças pequenas. Os cães idosos podem desenvolver artrite, colocar água perto da cama, evitando o deslocamento longo.

Os cachorros idosos costumam se assustar com maior frequência, evite emitir ruídos repentinos enquanto dorme. Se ele está com dificuldade na visão, aproxime-se com cuidado para evitar choques. Mantenha as consultas e vacinas em dia, cuide da saúde de seu cão.

Por fim, lembre-se de ser gentil, amoroso e paciente com seu cão, ele precisa se acostumar com essas mudanças. Mas com certeza, continuará retribuindo com muito amor aos seus cuidados.

Agora que você já sabe como cuidar de um cachorro idoso, eu quero que você deixe seu comentário e nos diga se gostou deste artigo. Obrigada pela sua companhia!

Veja Também

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.