A expectativa de vida dos cães varia muito, mas afinal, qual é o cão mais idoso conhecido no Brasil? Assim como em diversos países, os cachorros no Brasil estão vivendo mais e melhor. A medicina nesta área também evoluiu, proporcionando uma melhor qualidade de vida para nossos amigos Pets. Os cachorros idosos estão tendo uma velhice mais saudável e alegre, devido aos cuidados de seus tutores.

O cão mais Idoso do Brasil
É o caso do Fred, um cachorrinho da raça pinscher, ele é o cão mais idoso do Brasil, está com 24 anos de idade. Ele ainda caminha, se alimenta sozinho, porém com algumas dificuldades da idade. Atualmente, ficar de pé tem sido difícil e para comer, só de alimentos moles para facilitar a mastigação e a deglutição, já que ele não tem mais dentes.
A família conta que Fred chegou em sua casa no bolso do casaco, de tão pequenino que era, aos quatro meses de vida. Em decorrência da idade, Fred precisa usar uma bombinha para ajudar nos momentos de crises respiratórias, que se agravaram nos últimos anos.
Porém, o carinho e os cuidados que essa família tem com ele, tem o ajudado nesta fase mais delicada da sua saúde.
A especialista Victoria Liberi explica: “os animais que não tem acesso livre à rua , evita que ele tenha contato com doenças. O proprietário tem um olhar melhor em relação aos cuidados, pois estes ficam dentro de casa”.
Expectativa de vida dos animais
Dentre os animais de estimação, os cachorros de pequeno porte e os gatos são os que vivem mais. Contudo os vira-latas (sem raça definida), são os que vivem mais também. Por outro lado, os cães de raça que tem uma maior expectativa de vida são os das raças maltês, chihuahua e poodle, estes costumam viver mais.

Aqui no Brasil, Fred é o cão mais idoso, porém a cadela Meg, uma Kelpie Australiana, foi uma das cadelas que viveu mais tempo. Ainda que, não estivesse na lista, ela morreu aos 30 anos de idade, sem apresentar doenças crônicas, apenas surdez.
Pode se dizer que, Fred e Meg são das gerações que se beneficiaram dos avanços na medicina veterinária. Porém, outro animal que se beneficiou disso foi o gato Noz moscada, ele viveu por 32 anos.
Em geral, quando ficam idosos a tendência dos animais é ficar mais quieto, mais dorminhoco. Por isso, precisam de mais cuidados com a alimentação, cuidados de saúde e adaptações ao local onde permanecem. Tudo isso para evitar quedas e imprevistos com a vida do animal, além de doses extras de muito amor e estímulos são recomendadas.
Cão idoso: Vida longa e saudável

Por isso, se você quer que seu cão tenha uma velhice saudável e longa, mantenha os cuidados com a alimentação equilibrada, exercícios adequados, visitas ao veterinário e vacinas em dia. Além disso, esteja ciente dos sinais de envelhecimento do seu cachorro para aderir aos cuidados necessários. Já pensou que maravilha seu amigo de quatro patas estar na lista do cão mais idoso do Brasil?
Sendo assim, nos conte nos comentários qual a idade e a raça do seu PET. E se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos essa curiosidade!
Abraços
Veja também:
- Por quanto tempo um cão pode lembrar de uma pessoa?
- Conviver com os animais tem sido terapia para muitas pessoas!
- Xixi no lugar certo, como estimular seu pet
- Facebook Quatro Patas