Com certeza não existe uma regra de como lidar com a perda de um animal de estimação. Contudo, ter um animal de estimação é uma casa cheia e ninguém fica parado. Eles são como membros da família, inclusive, alguns até sentam à mesa com o restante da família. Então, a partir do momento que você adota um bichinho, você vai cuidar, amar e se apegar, isso é normal. Por isso, pensar ou falar sobre a perda não é fácil, imagine viver esta experiência. Talvez, seja necessário lembrar que na vida existe um começo, um meio e um fim, assim como para todos e não só para o pet.

Momento Difícil
Perder aquele amigo de todas as horas, não é um momento fácil, pelo contrário, é bem difícil e doloroso. A maioria dos donos tratam seus bichinhos como membros da família e a hora da despedida pode ser tão traumática quanto perder um familiar querido.
Por outro lado, o sentimento nessa hora é particular de cada pessoa e pode causar muitas emoções juntas ou isoladas, como: tristeza, raiva pelo ocorrido, culpa de não conseguir fazer alguma coisa, etc. Contudo, é necessário aceitar que são sentimentos normais para quem está sentindo a dor da perda.
Neste momento não há muito o que fazer para mudar a situação, mas algumas atitudes podem ajudar na hora de superar essa dor e encontrar paz nesse período delicado.

Superando a perda
Abaixo vamos descrever algumas atitudes e ações que podem ajudar a enfrentar o momento da perda, que nunca é fácil.
- Viva um dia de cada vez: A dor não vai passar de um dia para o outro, viva o luto. Entenda que você vai sentir tristeza, saudade, vai chorar. É importante se permitir sentir as emoções para amenizar a dor.
- Aceitação: Esse momento é um momento natural, todos vamos passar e é parte do processo natural da vida. Não se culpe por nada, tem coisas que não estão sob nosso controle.
- Diálogo: Converse com pessoas conhecidas, que já passaram e superaram esse momento. Compartilhar experiências ajuda a aliviar o peso das emoções que você carrega.
- Lembrança Boa: Lembre-se de todos momentos bons que passaram juntos, das brincadeiras, dos passeios, dos cochilos no meio da tarde, do quentinho das cobertas,etc. Momentos que eram só de vocês. Seja grato, veja o quanto valeu a pena ter esse animal de estimação por perto.
- Adotar um novo animal: Nenhum animal substitui o outro, a relação que vocês construíram é só de vocês. Porém, um novo amigo peludo pode trazer a alegria a casa novamente. Além disso, você pode dar muito amor e carinho para este novo amigo de quatro patas.

Seguindo em frente
Sendo assim, vamos aproveitar todos os momentos com nosso Pet. Amá-los como se não houvesse amanhã. Pois, nunca saberemos quando será necessário lidar com a perda de um animal de estimação. E quando isso acontecer, vamos ter o sentimento de que foi aproveitado e muito curtido os momentos juntos. Vai ficar a saudade e a sensação de que realmente viveram bons momentos juntos!
Concordam? E você? Já passou pela dor da perda de um amigo de quatro patas? Compartilha nos comentários tua experiência.
Abraços
Veja Também:
- Quer saber porque seu cachorro te segue por todos os lugares? Entenda aqui!
- Veja Agora por quais motivos seu Cachorro te olha fixamente
- Facebook.com/quatropatas79