Veja o que aconteceu com a Raça Poodle!

Os cães desta raça eram bem populares na década de 90. Veja o que aconteceu com a raça Poodle. Hoje em dia, dificilmente encontramos esta raça nas ruas. Não existe um órgão oficial que dê detalhes das raças de animais, mas a Confederação Brasileira de Cinófila, órgão que emite os pedigrees, demonstrou que, no final da década 90 foram registrados mais de 3mil documentos por pessoa. Bem diferente dos dados apresentados na década de 2000, onde foi registrado pouco mais de 500 documentos. 

esta raça eram bem populares na década de 90

Outro dado importante são as empresas de hospedagem de cachorros, de todos os clientes donos de poodles, 62% deles tinham mais de 15 anos, ou seja, estão bem idosos.

Mas o que aconteceu para a raça Poodle ficar cada vez mais rara no Brasil?

Veja o que aconteceu com a raça Poodle. Alguns especialistas explicam que a popularidade do Poodle foi diminuindo, ao mesmo tempo, a procura por outras raças, mais populares, foi aumentando, o que fez os criadores reproduzir o que a demanda exigia.

Contudo, vale ressaltar, que as famílias brasileiras optaram por animais menores, o chamado Poodle Toy que media entre 24 e 28cm. Mas ainda assim, não era suficiente, e no Brasil chegaram a comercializar poodles com o nome micro, que fugia dos padrões. Com isso, a raça começou a apresentar problemas de saúde, como: fragilidade nos ossos, deficiência nos dentes, entre outros.

Muitos parâmetros não eram respeitados, o que acabou prejudicando a saúde dos animais. Algumas famílias compravam as raças menores, esperando que não crescesse muito, e quando cresciam, reclamavam, houve muitos casos assim. Isso porque alguns criadores não seguiam os critérios desejados na hora de reproduzir e vendiam assim mesmo.

especialistas explicam que a popularidade do Poodle foi diminuindo, ao mesmo tempo, a procura por outras raças, mais populares, foi aumentando

O antropologista social da UFRGS, Lucas Oldman, estuda sobre as raças caninas e explica que: “para uma raça sair de moda, muitos fatores colaboraram para o ocorrido, desde as influências coletivas como: livros, filmes, até a preferência individual, além das novas raças que foram surgindo e caindo na graça das pessoas”.

A Raça Poodle não é mais a preferida

As raças Yorkshire Bugs, Shih-tzu e a Lulu da Pomerânia estão entre as preferidas do povo brasileiro, na opinião de Lara Cruz, dona de 2 poodles idosas, as raças mais peludas e delicadas estão na preferência popular, porque as pessoas querem ter cachorros bonitos para mostrar, e o poodle, exige muitos cuidados, principalmente na velhice.

O antropologista explica que: as redes sociais influenciaram neste movimento, pois apresentou novas raças, que a pouco tempo não se tinha conhecimento, gerando mais desejos e expectativas. De acordo com a pesquisa na literatura, a história conta que no tempo medieval existiam os cães nobres e os que não eram nobres, e no século 14 o investimento em raças de sangue nobre ganhou força no Reino Unido, o primeiro registro da raça Poodle, foi em 1874.


Não teremos mais a raça Poodle nas ruas?


A pergunta que não quer calar: será que a raça algum dia voltará com mais força? Para Giovana, dona de um canil, há uma grande chance de retorno. Os poodles são valorizados, pois geram renda nos Pets em função da procura pelas tosas bem específicas da raça. No exterior, a raça tem tido procura para ser acompanhante de crianças autistas, pois é uma raça obediente e carinhosa.

Outra vantagem citada pelos criadores é que os pelos desta raça dificilmente criam alergias. Além disso, atualmente a procura tem sido por pessoas com poder aquisitivo maior, que já estavam acostumados com os poodles, que são alegres e inteligentes. 

De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia, no Brasil existem 55 criadores cadastrados. Muitos buscam a raça no exterior para procriar, mas para Maria Romero, criadora, foi bom a raça perder popularidade. Pois, mesmo que tenham que buscar animais fora, hoje quem cria é bem criterioso em seguir os padrões e exigências!

Os especialistas explicam que o que aconteceu com os poodles, pode acontecer com outras raças futuramente. É só aparecer outras raças que caiam nas graças do povo.

Agora que você descobriu o que aconteceu com a raça poodle, nos conte o que você achou? Escreva para gente sua opinião!

Veja Também

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.